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Observatório

Quem somos • Quem faz parte • Objetivos

Quem Somos

O Observatório da Infância e Adolescência da UNICAMP (OiA) constitui-se como um espaço aberto, plural e intersetorial, envolvendo segmentos interessados em defender, construir proposições e práticas em favor da infância e da adolescência, estabelecendo-se como um espaço coletivo de diálogo interdisciplinar.

Pretende também ser um centro intersetorial de referência nacional e internacional sobre políticas públicas para a população-alvo.

Logo OIA

Como estamos organizados

A estrutura do Observatório da Infância e Adolescência da UNICAMP (OiA) foi concebida a fim de efetivar suas ações de modo compartilhado por representantes de setores variados, ligados à questão da infância e da adolescência. Estando situado dentro do NEPP, seu gerenciamento possui uma Coordenação Geral subordinada a dois Conselhos, o Gestor e o Consultivo. Ao segundo cabe acompanhar, apoiar e orientar as ações realizadas e/ou previstas anualmente, oferecendo um suporte qualitativo, tendo em vista sua constituição ser baseada pelo saber e a experiência comprovada de seus membros. Quanto ao Conselho Gestor, sua função é executiva, propondo, acompanhando e orientando as atividades permanentes e cotidianas do OiA.

Suas ações estão subdivididas em quatro Coordenações:

Coordenação de Investigação
Coordenação de Documentação
Coordenação de Formação
Consoante à natureza institucional do Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp (OiA), esta Coordenação de Formação está voltada a oferecer um programa de cursos referentes à problemática da infância e da adolescência e, principalmente, às necessidades dos profissionais relacionados a este vasto e complexo campo, ou como estabelece o texto de intenções do Observatório: “[…] promover um espaço de educação e formação voltado à atualização frequente de profissionais de múltiplas áreas, estabelecendo, assim, um fecundo diálogo entre práticas e teorias que venham a sustentar ações de pessoas e/ou instituições efetivamente preocupadas com uma cidadania ampla e irrestrita em nossa sociedade” (OiA – 2019). Entendendo cada criança e adolescente como “um ser em condição peculiar de desenvolvimento”, ao mesmo tempo que os atendimentos a ser-lhes oferecidos exigem a presença de adultos cuidadores, responsáveis e qualificados, de diversas áreas e setores, esta Coordenação propõe oferecer uma programação diversificada e intersetorial, buscando no aprendizado transdisciplinar a espinha dorsal de uma visão renovada e atualizada ao atendimento de políticas públicas voltadas a este segmento social. “Transformar modos de pensar, sentir e atuar exige um processo de disseminação de saberes que, por si só, é um ato político” (OiA – 2019), por isso tal proposição exige, a fim de efetivar-se e ser coerente, o exercício da troca entre os envolvidos e interessados na temática, do compartilhamento dos conteúdos construídos e da cooperação, molas mestras de qualquer ordenamento democrático e coletivo, visto que sem uma prática baseada em tais pressupostos dificilmente conseguiremos instituir um atendimento adequado à infância e à adolescência, capaz de contribuir com o estabelecimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Além do trabalho ser pautado na intersetorialidade e no exercício da prática democrática, a metodologia escolhida para o trabalho de formação se apoia nos princípios da prática da pesquisa e das abordagens participativas, como por exemplo, a do Designer Participativo. Compreendendo a pesquisa como um instrumento que constrói aprendizados, reformula saberes e se apropria de teorias. E as abordagens participativas como forma de proporcionar o encontro de pessoas envolvidas, afetiva e intelectualmente na discussão de temáticas relacionadas as diversas temáticas da infância e da adolescência, bem como na produção de ideias, soluções para os desafios reais, construção de materiais e publicações que sirvam de referências e alicerce para a formulação e implantação de políticas públicas. A organização interna da Coordenação de Formação é composta por um(a) Coordenador(a) que terá o papel de levantar, junto às outras coordenações de área do OiA, bem como com sua Coordenação Geral, as prioridades e necessidades levantadas junto às comunidades de Campinas e região. Estabelecendo, em seguida, a ponte entre profissionais do próprio OiA, da Unicamp e outas instituições afins, que possam ou que queiram apresentar propostas de pesquisas e cursos que atendam aos problemas e necessidades levantadas de antemão, o que caracterizará a formação de Grupos de Trabalho específicos. Com isso, esperamos atender o mais fielmente possível a realidade das políticas públicas no seu território de abrangência, de modo a propagar e aperfeiçoar uma prática compartilhada, essencial para atender o amplo e complexo tecido social em que se insere a problemática da infância e da adolescência.
Coordenação de Comunicação
Organograma

Quem faz parte

Carlos Etulain
Professor-doutor livre-docente da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP/2001), doutorado sanduíche na Université de Paris 8, França. Mestre em Economia (IE/Unicamp/1991). Foi bolsista do CNPq. Atuou como Consultor Sênior do programa do PNUD/Banco Mundial para a Argentina e como professor em universidades na Argentina e no Brasil. Membro do Conselho da Editora da Unicamp (2021 - atual). Foi coordenador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), de 2017 a 2022. Tem experiência na área de Economia e Ciências Sociais, com ênfase em teoria e história econômica e pensamento social latino-americano, trabalha principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, história e pensamento social, políticas públicas. Pesquisador Principal FAPESP, Projeto: Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn)/Unicamp (2022-2027) aborda os desafios da transição energética e o desenvolvimento econômico no estado de SP.
Stella Silva Telles
Graduada em Estatística e Doutorada em Demografia pela Unicamp. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de políticas públicas e população, tendo atuado principalmente nos temas: desigualdades no acesso à educação e à saúde, avaliação e metodologia quantitativa aplicada às políticas públicas. Foi membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação de Campinas da Fundação FEAC, entre 2013 e 2017. Faz parte desde 2018 do Comitê Intersetorial para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância do município de Campinas. Atualmente coordena o Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp.
Adriana Momma
Professora da Faculdade de Educação – UNICAMP
Cibele Andrade
Pesquisadora do NEPP
Claudia Chebabi Andrade
Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Metropolitana de Campinas (METROCAMP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Direito pela Universidade São Francisco (USF). Especialista em projetos de impacto social, atua há mais de 20 anos na área. Dedica-se aos estudos sobre as políticas públicas para a primeira infância e educação. Integra o Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP.
Ferdinando Ramos
Doutor em Saúde Pública
Helio Braga
Pedagogo formado pela PUC-SP, com mestrado pelo Departamento de Educação: Currículo, da mesma instituição. Foi professor na área de arte-educação por mais de vinte anos, tendo trabalhado com diversos grupos de crianças, adultos e principalmente adolescentes, em particular com um grupo com Síndrome de Down. Atuou como gestor e coordenador pedagógico junto à entidade social Fundação Julita, bem como em escolas de arte-educação, como a Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo. É professor universitário desde 1997, atuando em diversas instituições na área de licenciatura, além de participar de comissões e grupos de assessoria junto a pró-reitorias e uma reitoria. Foi membro do grupo de estudo e pesquisa do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI-USP), de 2006 a 2011, e, posteriormente, do DIVERSITAS-USP, de 2012 a 2014. Doutorando em História Social da USP, entre 2008 e 2011. É consultor educacional e formulador de projetos pedagógicos pela PH: educação e formação com arte; professor na Pós-Graduação do Instituto Singularidades, em São Paulo; coordenador educacional da Embaixadores da Prevenção; membro do Grupo de Estudo do LEPED (UNICAMP), do Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp e do Comitê Gestor do PIC, todos em Campinas.
Jane Valente
Assistente Social aposentada da Prefeitura de Campinas. Especialista em Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente pela USP e Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo. Foi responsável pela elaboração e implementação do Plano de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de 2007 a 2013, bem como Secretária Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas (SP), de 2013 a 2016. É membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária e Rede Nacional pela Primeira Infância e consultora da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar (RELAF). Possui formação em Liderança Executiva para a Primeira Infância, Harvard, USA. Foi coordenadora do Plano Municipal pela Primeira Infância até abril 2021, e atuando como Pesquisadora no Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), Unicamp. É autora do livro “Família Acolhedora: relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento”, Paulus Editora, 2014.
Joice Vieira
Professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UNICAMP e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO) – UNICAMP
Juliana Pasti Villalba
Dentista Sanitarista, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP. Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz e Especialista em Administração Pública pela Unicesumar. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas NEPP/UNICAMP. Atuou como Diretora Técnica Adjunta da Agência Metropolitana de Campinas – AGEMCAMP por dois anos. Foi docente da Universidade Paulista, onde ministrou por 12 anos aulas relacionadas a Políticas de Saúde nos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Biologia. Foi odontóloga do departamento Coordenadoria de Serviços Sociais – CSS/CECOM, órgão responsável pelo planejamento e execução de programas de promoção de saúde direcionados à comunidade da UNICAMP por 18 anos. Principais projetos e estudos que atuou como pesquisadora do NEPP/UNICAMP: Promoção da Saúde de Adolescentes – Cidadania Jovem – parceria IPADS-Bayer-CONASEMS (2018-2019); consultoria para Desenvolvimento do Plano Diretor de Educação Permanente do Estado de São Paulo – SES/SP (2017-2018); atualizações dos Documentos de Referência da Linha de Cuidado da Gestante e Puérpera SES/SP (2016-2017); estudo “Rede de Atenção às Condições Crônicas no Município de Fortaleza – Ceará – Brasil”, parte do estudo “Organização e Financiamento de Redes de Atenção à Saúde com Enfoque na Atenção Primária” – BID (2015-2016); elaboração do Documento Técnico da Linha de Cuidado das Pessoas Vivendo com IST/HIV/AIDS – SES/SP (2015-2016); elaboração de Quadro Síntese e Fluxograma da Linha de Cuidado de DST/AIDS para o CRT/AIDS – SES/SP (2014); apoio à Organização das Ações de Regulação em Saúde na Região Metropolitana de Campinas (2013-2015); Avaliação da Implantação e Desempenho das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Estado de Minas Gerais (2012-2014); Análise da Rede Materno-Infantil no Estado de Sergipe (2013); desenvolvimento do Documento Técnico da Linha de Cuidado da Criança – SES/SP (2012-2013).
Laetícia Souza
Bacharel em Economia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Doutora em Demografia (2009) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Pós-doutorado (2010 a 2012) pela Universidade de Wisconsin em Madison nos Estados Unidos (UW/Madison). Foi consultora do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD), desenvolvendo pesquisa na área de Proteção Social no âmbito das iniciativas da Cooperação Sul-Sul (2012 a 2016). Atualmente, trabalha como pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Universidade Estadual de Campinas (Nepo/UNICAMP). Tem interesse nas Áreas de Demografia Econômica, da Saúde, da Educação e da Família, Proteção Social e Avaliação de Políticas Sociais. Como pesquisadora no âmbito da universidade, avaliou o impacto do Ciclo Inicial de Alfabetização (CIA) sobre o desempenho dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas de Minas Gerais e trabalhou no projeto Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família junto ao Ministério do Desenvolvimento Social. Desenvolveu pesquisas relacionadas à aplicação de métodos de avaliação de impacto que permitem inferir causalidade entre fenômenos/variáveis sociais, tais como o estudo dos efeitos dos colegas sobre o desempenho de um estudante e o estudo dos efeitos da maternidade sobre o trabalho feminino. Também avaliou o impacto do desempenho educacional dos colegas sobre o desempenho de um aluno na universidade, considerando diferenciais de gênero e nível socioeconômico. Como consultora do IPC-IG/PNUD, atuou na área de Proteção Social, com ênfase nos Projetos “Yemen National Social Protection and Monitoring Survey (NSPMS): 2012-2013” (trabalhando especialmente com os indicadores de saúde/nutrição infantil e materna); “Design, Launching and Implementation of a Cash Transfer Social Program in the Republic of Cape Verde” (dedicando-se, sobretudo, ao desenho do mapa de vulnerabilidades de Cabo Verde, a fim de caracterizar o público-alvo de um Programa de Transferência de Renda a ser implantado e que unificaria o sistema de proteção social caboverdiano) e “Country strategic position papers for Brazil” (trabalhando principalmente no delineamento do perfil da pobreza rural nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, incluindo a produção do “Atlas of extreme poverty in the North and Northeast regions of brazil in 2010”).
Larissa Galastri Baraldi
Nutricionista, pesquisadora científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA-UNICAMP) e pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS-USP). Integrante do Observatório da Infância e Adolescência da UNICAMP (OiA). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP). Graduada pela FSP/USP (2005) e especialista em adolescência para equipes multidisciplinares pela UNIFESP (2007). É editora científica da Revista de Segurança Alimentar e Nutricional. Participou da equipe técnica de elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira. Dentro da área da Nutrição tem experiência em Análise Nutricional de Populações, principalmente de jovens, e vem atuando nos seguintes temas: análise do consumo alimentar; qualidade da dieta e desfechos em saúde correlatos; educação nutricional de populações.
Maria de Lurdes Zanolli
Professora do Departamento de Pediatria da FCM UNICAMP da área de Pediatria Social. Médica Pediatra e Sanitarista, com Mestrado em Medicina (Área de Saúde Coletiva) e Doutorado em Pediatria, pela UNICAMP. Atua na Graduação em Medicina, nas Residências em Pediatria e Medicina de Família e Comunidade; em Extensão, na rede de Atenção Básica à Saúde e, na Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Dedica-se e atua principalmente com as temáticas da Pediatria Social, Saúde Materno-Infantil, Políticas e Práticas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Fatores de Vulnerabilidade à Saúde (como: crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência) e, Saúde da Família. Membro do Comitê Intersetorial do Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira – PIC e Membro do Observatório da Infância e Adolescência da UNICAMP (OiA).
Paulo Bonilha
Médico Pediatra e de Saúde Pública, da Prefeitura de Campinas (SP) e da UNICAMP. Foi Secretário Municipal de Saúde do Município de Hortolândia (SP) e Coordenador de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde por quase cinco anos (entre maio de 2011 e janeiro de 2016). Membro da Executiva do Comitê Municipal do Plano Municipal pela Primeira Infância – PIC, de Campinas (SP). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, pela UNICAMP. Especialista em Saúde Pública, com formação do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard, Cambridge (Massachusetts-EUA).
Roberta Borges
Doutora em Educação, na área de Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou parte do seu doutorado na Universidade do Minho no Instituto da Criança, em Braga – Portugal, e na Université de Genève, nos Archives de Piaget em Genebra – Suíça. Realizou estágios como parte das atividades do seu doutorado nas creches e pré-escolas públicas de Reggio Emilia, na Itália, e nas creches públicas de Barcelona, na Espanha. Integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP, coordenando o Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil. Integra e o LEPED como professora colaboradora. Docente e autora do curso de extensão “Pesquisa na escola: da pergunta inicial à documentação pedagógica”. É professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Organizadora dos Fóruns: Internacional de Educação Infantil e de Educação Infantil como Política Pública do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp.

Objetivos

  • Elaborar base de dados sociodemográficos sobre a infância e adolescência de Campinas e região;
  • Desenhar um sistema de indicadores sobre a infância e adolescência, a partir da criação de uma plataforma aberta;
  • Promover espaço para favorecer pesquisas por meio da constituição de grupos de trabalho interdisciplinares, difundindo estudos e metodologias;
  • Organizar eventos e fóruns;
  • Promover espaço de educação e formação para gestores e profissionais de políticas públicas, sociedade em geral e interessados na temática;
  • Implementar repositório de informação e documentos sobre infância e adolescência;
  • Auxiliar a elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas dirigidas a crianças e adolescentes;
  • Apoiar a divulgação de boas práticas;
  • Implementar página virtual com a produção do OiA;
  • Identificar e desenvolver rede de cooperação e parcerias sobre infância e adolescência.
Veja Nossa Apresentação